Beleza natural: conheça o Cânions de Santa Catarina – Blog da Apino Turismo
pt +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Beleza natural: conheça o Cânions de Santa Catarina

Os impressionantes Cânions de Santa Catarina ficam localizados no Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral. Esse cenário é único no Brasil e une a prática do ecoturismo aos encantos da culinária e cultura da região. Por ainda ser pouco explorado, o lugar mantém uma natureza exuberante e praticamente intacta. Isso permite ao visitante um contato direto com a natureza e realizar excursões pela mata atlântica, em meio a paisagens de cair o queixo.

Quer conhecer mais sobre esse paraíso catarinense e se encantar pelas belezas naturais e riquezas que seus habitantes reservam ao turista? Confira as dicas que separamos neste post. Vamos lá?

Aventure-se por um dos ícones do ecoturismo no Brasil

Montar um roteiro pelos Cânions de Santa Catarina não é a tarefa mais difícil. Afinal, a região apresenta tantos atrativos que, independentemente do caminho que você optar, vai se deparar com incríveis paisagens. Uma das opções é percorrer o litoral pelo Caminho dos Cânions. Às margens da BR-101 estão os municípios Araranguá e Sombrio, ambos com atrativos naturais lindos como montanhas e lagoas de água doce. O roteiro é completado ao passar pelos balneários Arroio do Silva, Gaivota e Passo de Torres, com dunas, praias e furnas inigualáveis.

Conheça as curiosidades do local

Os Cânions de Santa Catarina estão ao extremo sul do estado, na divisa com o Rio Grande do Sul. A parte superior das montanhas, conhecida como “Campos de Cima da Serra” pertence aos gaúchos. Já os penhascos, baixadas e leitos abaixo das bordas são catarinenses. Desta forma, os roteiros iniciam em um estado e terminam no outro. É possível apreciar durante toda a extensão do percurso a grandeza das montanhas recortadas abruptamente pela natureza.

Desfrute a magnífica culinária local

Nem só de aventura vivem os Cânions de Santa Catarina. As cidades que beiram esse paraíso apresentam uma excelente estrutura hoteleira e restaurantes tradicionais de dar água na boca. A região foi colonizada por italianos, portugueses e alemãs e, só aí, já dá para ter uma ideia da riqueza e diversidade gastronômica que a região reserva para você. Uma dica é o Cânion de Itaimbezinho, onde a variedade de bares e restaurantes é maior.

Saiba o que fazer pelos Cânions de Santa Catarina

Se você ama o contato com a natureza e atividades de aventura, esse é o seu lugar. São inúmeras trilhas, algumas com possibilidade de trekkings mais longos, rios e cachoeiras para a prática de canionismo e rafting e, para os mais profissionais, diversos locais são ideais para escaladas e rapel. Dentre as principais atrações estão: a trilha do Rio do Boi, os Cânions Calamara, Itaimbezinho e Fortaleza e a cachoeira Braço Forte.

Estas são algumas dicas imperdíveis para você explorar as maravilhas dos Cânions de Santa Catarina. No entanto, para conhecer a verdadeira magia que o lugar reserva, tem que arrumar as malas e conhecer mesmo. Procure uma agência de viagem que realize o o roteiro e se surpreenda.

Curtiu o post? Ficou com vontade de conhecer esse paraíso de Santa Catarina? Entre em contato conosco e conheça nossos pacotes.