Afinal, como organizar uma viagem em grupo?
pt +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Afinal, como organizar uma viagem em grupo?

Viajar é muito bom, e quando o passeio é em grupo fica ainda melhor. Afinal, ter mais pessoas com quem compartilhar as boas experiências, ajudar nos imprevistos que podem surgir e até tirar as fotos é sempre mais divertido. Mas para quem organiza, a viagem em grupo pode ser uma dor de cabeça caso alguns pontos importantes não sejam observados.

Outras formas de passeio em grupo — que merecem atenção redobrada — são as viagens com os colaboradores da empresa, seja para um workshop com duração de alguns dias, ou até para eventos corporativos em um local um pouco mais distante.

Se você está organizando uma viagem com uma turma, confira agora as nossas dicas de como tornar essa experiência incrível para todos os participantes, e para você, é claro!

Identifique o perfil do grupo

Para garantir o sucesso da viagem, é fundamental conhecer o perfil do grupo na hora de escolher o melhor destino e as melhores atividades a serem realizadas.

No caso de uma viagem corporativa também é preciso levar em conta se a viagem será apenas para os colaboradores ou se a família será convidada. Se a resposta for afirmativa, não se esqueça de considerar também lugares divertidos para a criançada e os adolescentes.

Busque o melhor destino

De nada adianta levar para a praia um grupo que não gosta desse tipo de lugar, ou oferecer alguns dias em contato com a natureza para tentar motivar pessoas que não vivem sem internet.

É claro que, quanto maior o número de pessoas envolvidas, mais difícil será definir um roteiro de viagem em grupo que agrade a todos. Por isso, considere o perfil da maioria ou então o da corporação.

Qual lugar tem mais a ver com a identidade e a imagem da empresa? É adequado levar os colaboradores para passeios mais descontraídos — em que eles possam beber à vontade, por exemplo — ou os gestores preferem opções mais tranquilas? Contratar uma empresa especializada no assunto é importante para te ajudar nessas questões!

Fique atento também às acomodações. Divida os quartos entre homens e mulheres e coloque juntas as pessoas que podem ter mais afinidade, como colegas do mesmo setor.

Defina e controle o orçamento

Muitos hotéis, parques e restaurantes fazem preços melhores quando recebem um grupo maior de pessoas. Quando for fechar as acomodações e as demais programações, não se esqueça de negociar esse desconto.

Se a empresa se responsabilizar pelos gastos da viagem em grupo, combine com antecedência com os responsáveis o valor máximo disponível e apresente relatórios e notas de tudo o que negociar.

Mas se parte do valor for repassado pelos colaboradores, é preciso estar ainda mais atento aos detalhes. Não ultrapasse de forma alguma o combinado e dê feedbacks constantes sobre a organização da viagem.

Vale a pena incluir o grupo nas decisões oferecendo algumas alternativas de passeios sem abrir muito esse leque, pois um grande grupo tem dificuldades para chegar em um denominador comum.

Seguindo essas dicas, e com um bom planejamento das atividades de cada dia, você vai conseguir organizar uma viagem em grupo positivamente inesquecível. Lembre-se de garantir um tempo livre para que as pessoas possam fazer algo que queiram, como descansar ou passear. E abra espaço — sempre — para ouvir e considerar as sugestões do grupo. Afinal, o passeio é de todos.

Se você gostou desse artigo e quer ajudar outros colegas que estão enfrentando o mesmo desafio, compartilhe este post nas suas redes sociais e boa viagem!