pt +55 (48) 3039 1404 contato@apino.com.br

6 métodos de avaliação de desempenho da equipe

6 métodos de avaliação de desempenho da equipe
Avalie este post!

Todo empresário deve conhecer alguns métodos de avaliação de desempenho de seus colaboradores. Somente desta forma é possível mensurar dados que vão auxiliar a melhorar a performance da companhia.

Atualmente, quem busca resultados reais e seguros para sua empresa não se limita somente a estudar planilhas. É imprescindível utilizar técnicas modernas de avaliação para buscar melhorias ainda maiores de suas equipes.

E é justamente sobre esse assunto que abordaremos no post. Separamos 6 métodos de avaliação de desempenho muito utilizados nos dias atuais. Podemos começar?

1. Autoavaliação ou autofeedback

Até mesmo fora do ambiente profissional é comum as pessoas avaliarem, criticarem ou elogiarem determinadas atitudes, serviços, produtos, etc. No trabalho é a mesma coisa. No entanto, é necessário olhar para si mesmo e para nossas próprias rotinas.

Para que isso ocorra, quase sempre precisamos de uma forcinha extra, que pode ser por meio de exercícios, questionários, pesquisas ou entrevistas, por exemplo. Conhecer os interesses, visões, perspectivas e opiniões de cada funcionário é importante para a avaliação geral do negócio.

2. Avaliação 360 graus

Como o próprio nome dá a entender, o método de avaliação de desempenhos de 360 graus é muito mais abrangente. O conceito consiste em que cada colaborador seja avaliado por toda a empresa, desde supervisores e coordenadores até o colega de mesa. Esse modelo permite ter uma visão macro de como cada colaborador é visto por diferentes pessoas e setores da companhia.

3. Avaliação Top Down

Esse método de avaliação de desempenho é o mais tradicional. Ao pé da letra, seria avaliar de cima para baixo, ou seja, o superior monitora, avalia e passa o feedback aos seus colaboradores. Obviamente, este tipo de avaliação se faz necessária em todos os setores, porém, visando ter uma coleta de dados mais ampla e sem opiniões pessoais, é recomendado realizar outros métodos em conjunto com o Top Down.

4. Avaliação de desempenho por competências

Essa técnica pode ser utilizada junto aos demais métodos para somar às outras informações a serem coletadas. É importante utilizar esse tipo de avaliação para mensurar as competências técnicas e comportamentais do colaborador. Por exemplo, qualificar as habilidades e conhecimentos no trabalho, assim como o comportamento em equipe, cumprimento de horários e produtividade.

5. Avaliação por objetivos

Um dos métodos de avaliação de desempenho mais eficazes é o por objetivos. Nesses casos, os gestores estipulam metas a serem cumpridas em determinados períodos. Após a conclusão do prazo, é realizada uma análise mais detalhada sobre o desempenho de cada funcionário e equipe perante o objetivo estipulado. É uma ótima ferramenta para ajustar os times e realocar alguns colaboradores nos setores que mais se saem bem.

6. Avaliação por escala

Esse processo é bem simples e de fácil aplicação. Trata-se de uma tabela comparativa com os principais dados a serem avaliados, como produtividade, trabalho em equipe, pontualidade, entre outros. Na outra coluna ficam as notas ou avaliações, como excelente, bom, regular e ruim. O método é eficaz, porém devido à simplicidade e limitações, é sempre recomendado aplicar outras técnicas em conjunto caso necessite coletar mais dados.

Gostou das dicas? Pronto para aplicar os métodos de avaliação de desempenho em sua empresa? Que tal melhorar ainda mais a performance de seus negócios? Leia também 5 maneiras de incentivar a integração de equipes.

Inscreva-se

Viagens de incentivo

Viagens para eventos