pt +55 (48) 3039 1404 contato@apino.com.br

5 maneiras de incentivar a integração de equipes

5 maneiras de incentivar a integração de equipes
5 (100%) 1 vote

Toda empresa necessita de ações coletivas entre os funcionários e seus respectivos setores para alcançar seus resultados.

Esse conceito pode parecer óbvio, mas no mundo corporativo nem sempre é aplicado e falta integração de equipes em alguns processos. Quando isso não é percebido, todo o desenvolvimento do trabalho acaba sendo afetado.

Entretanto, com algumas ações simples e criativas esse cenário pode ser bem diferente e o rendimento ser muito maior.

Por isso, separamos 5 maneiras de como melhorar a integração de equipes em uma empresa. Confira!

1. Eventos e viagens corporativas

Incentivar o relacionamento entre os funcionários gera muitos benefícios e motiva o trabalho em equipe. Uma das melhores maneiras para que isso ocorra é criando eventos e viagens que possibilitem a comunicação e interatividade dos colaboradores entre si. Por isso, sempre que possível, organize reuniões e participe de encontros corporativos no intuito de promover esses contatos.

Viagens de incentivo para comemorar os resultados atingidos também costumam ser bastante eficientes para promover a integração entre os colaboradores.

Fique atento às palestras, feiras e simpósios relacionados ao seu mercado e sempre que possível inscreva suas equipes para participarem.

2. Ações de Team Building

Esse conceito baseia-se na realização de diferentes atividades em grupo para promover a integração de equipes. As ações podem ser bem variadas e de acordo com as necessidades da empresa.

Promover jogos e dinâmicas gera uma aproximação dos funcionários de uma forma muito criativa. Além de incentivar essa maior proximidade, o team building permite observar o desempenho participativo de cada funcionário e desenvolver a liderança no trabalho.

Pesquise por ações de team building e as aplique em sua empresa. Permita que os próprios colaboradores opinem e deem sugestões de atividades que mais lhe agradem.

3. Job Rotation

Essa pratica é comum em diversas empresas, mas particularmente são essenciais para as de pequeno porte.

Permitir que todos os funcionários circulem entre os mais variados setores da companhia é uma ação interessante e faz com que eles conheçam, ao menos um pouco, cada processo de trabalho e entendam como funciona cada departamento e as atividades dos colegas.

Além de ser eficaz para a fluidez das tarefas, essa estratégia permite uma integração de equipe extraordinária, afinal, seus colaboradores estarão rodando de tempos em tempos por todas as áreas possíveis.

4. Apresentação de novos membros

Obviamente que todo funcionário novo é apresentado para sua equipe, porém não deve ser limitado a isso. O recomendado é que a apresentação seja ampla e de preferência por todos os departamentos.

Use a criatividade e, se for possível, crie um formato padrão sempre que a empresa for receber novos membros, como um café da manhã, almoço em conjunto ou um happy hour após o expediente para dar as boas-vindas. Os resultados são visíveis e motivadores.

5. Cultura de integração de equipes

É importante que a cultura da companhia, assim como a visão e missão, esteja clara a todos os seus colaboradores. Essas ferramentas são imprescindíveis à todas as empresas, independente do porte. Elas permitem entender e enxergar um mesmo objetivo a ser alcançado e isso deve sempre ser trabalhado em conjunto e de forma integrada.

Lembre-se que os funcionários são o patrimônio mais importante de qualquer companhia e nunca deixe que pequenas coisas gerem insatisfações entre eles.

Essas cinco dicas são importantes para promover a integração de equipes e team building, mas há uma infinidade de outras ferramentas que podem ser aplicadas. Abuse de sua criatividade e de seus colaboradores.

Gostou deste artigo? Conheça outras ações eficazes para sua empresa como viagens de incentivo e premiação.

Inscreva-se

Viagens de incentivo

Viagens para eventos