5 fatores de motivação para os funcionários que você precisa conhecer – Blog da Apino Turismo
+55 (48) 3039 1404 [email protected]

5 fatores de motivação para os funcionários que você precisa conhecer

Conhecer os fatores de motivação para funcionários é um grande passo para o sucesso na gestão de pessoas, afinal, não há limites para uma equipe entusiasmada. Com isso, todo o negócio é beneficiado, tornando-se mais competitivo e sólido em seu segmento de atuação.

No entanto, é preciso conhecer esses fatores, os quais podem variar bastante de acordo com cada indivíduo da empresa. Dentre os principais, é possível falar no reconhecimento, na oferta de viagens de incentivo e na melhoria da comunicação interna, por exemplo.

Pensando nisso, criamos um guia imperdível. Hoje, você vai descobrir os 5 principais fatores de motivação para funcionários. Então, continue lendo e fique por dentro!

1. Reconhecimento das tarefas diárias

Reconhecer um profissional é muito simples, e não custa absolutamente nada. Contudo, infelizmente, muitos gestores ainda possuem bastante dificuldade com o assunto. Por mais que seus subordinados façam a mais do que deveriam, na maioria das vezes, nenhum feedback positivo é dado.

O fato é que, após o reconhecimento do seu superior, o nível de engajamento dos funcionários aumenta (em média) 60%, segundo pesquisa da empresa britânica líder global em consultoria, corretagem e soluções para negócios Willis Towers Watson. Assim, todos ficam um passo mais próximos de alcançar as metas e objetivos organizacionais.

2. Melhoria da comunicação interna

A adequada comunicação é capaz de melhorar o clima de trabalho, tornar os processos diários mais fluidos e manter o alinhamento das equipes. Por outro lado, em sua falta, é provável que o número de erros e fofocas cresça, o que afeta diretamente a motivação interna.

Por esse motivo, é preciso identificar e implementar novos canais para o diálogo. É possível falar em murais de recados, sistemas especializados, aplicativos mobile, e-mail corporativo etc. A opção mais adequada vai variar de acordo com o perfil dos funcionários e o tamanho da companhia.

3. Implementação de jogos empresariais

A implementação de jogos empresariais, técnica também conhecida como gamificação, é uma prática cada vez mais comum para engajar os profissionais na realização das tarefas diárias, bem como em treinamentos corporativos. Sua aplicação começa com a definição do quê precisa ser feito, e depois são implementados elementos lúdicos (de jogos) para instigar as equipes.

4. Autonomia para realização do trabalho

Muitos gestores ainda apostam no microgerenciamento, ou melhor, estão sempre próximos dos seus subordinados dizendo o que deve ser feito. Outros, preferem centralizar totalmente o poder e deixar apenas as tarefas mais simples e repetitivas para a equipe.

Ambos os modelos estão um pouco ultrapassados, na medida em que, cada vez mais, é preciso confiar no trabalho da equipe e dar mais autonomia para sua atuação. Essa confiança é percebida pelos funcionários e influencia diretamente na motivação. Portanto, esse aspecto também melhora o clima de trabalho e garante relacionamentos internos mais saudáveis.

5. Recompensa pelos ótimos resultados

Para finalizar, é preciso entender que também é necessário recompensar os profissionais — em termos de carreira, salário ou premiações — pelos seus resultados alcançados. Desse modo, é possível criar um forte senso de meritocracia na empresa, isto é, o “fazer por merecer”.

Existem muitas recompensas e, entre as mais eficazes, podemos destacar as viagens de incentivo. Diferentemente das bonificações financeiras, as viagens são memoráveis, mantendo-se na mente dos profissionais por muito mais tempo. Por consequência, eles permanecem mais motivados no longo prazo.

Veja, agora que você está por dentro do assunto e entende os principais aspectos para motivação para funcionários, aplique nossas dicas no dia a dia da sua empresa. Assim você terá profissionais muito mais engajados, alinhados e comprometidos com as metas e objetivos do seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para deixar seu comentário. Conte-nos suas experiências, dúvidas ou críticas sobre o assunto. Vamos lá!