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4 estratégias de marketing interno que você precisa conhecer

Equipe de Conteúdo

Vivemos em uma época revolucionária para o marketing. Só que o auxílio tecnológico para promover e divulgar marcas pode colocar em segundo plano o elemento humano no desenvolvimento das empresas, o que reforça ainda mais a importância do marketing interno.

Ou seja: de nada adianta contar com as melhores campanhas para impactar o público-alvo se a empresa não avalia, internamente, o nível de satisfação dos seus colaboradores. Por isso, vamos abordar, ao longo deste artigo, como usar o marketing interno em 4 estratégias diferentes. Confira!

Entenda o que é marketing interno e qual é a sua importância

De maneira resumida, trata-se do desenvolvimento da comunicação interna que valoriza o relacionamento interpessoal por meio da disseminação da cultura empresarial. É uma ferramenta para que a empresa fale e ouça o que seus colaboradores têm a dizer.

Assim, é possível avaliar o nível de satisfação e motivação das equipes — e identificar como aumentar esses índices. É importante que as pessoas queiram trabalhar naquele lugar, não que o façam por obrigação, e o marketing interno é essencial no processo, principalmente porque o uso de suas boas práticas pode beneficiar a todos de diversas maneiras, como:

  • identificação entre a empresa e os colaboradores — e vice-versa;
  • motivação para encarar os desafios diários e propor novas soluções;
  • retenção de talentos internos;
  • redução dos custos com demissões e outros encargos trabalhistas;
  • promoção de melhorias na comunicação da empresa, como um todo;
  • alinhamento aos objetivos estratégicos e aos dos colaboradores.

Que tal vermos como aplicar o marketing interno e colher cada um desses benefícios? 

4 estratégias de marketing interno

1. Tenha um objetivo para engajar os colaboradores

A primeira coisa a ser feita, antes de desenvolver um plano de marketing interno, é identificar o objetivo da empreitada. Você pode achar que a comunicação interna é ineficiente, que os gargalos são consequência da desmotivação ou que os valores da marca não são devidamente associados e disseminados no dia a dia corporativo.

Para cada situação identificada, um plano de ação diferente pode ser elaborado. Por isso, sua estratégia inicial deve consistir na realização de um diagnóstico geral da empresa e, então, adaptar os contextos às melhores ações para atingir os objetivos.

2. Promova eventos e outros tipos de integrações

Pode parecer uma alternativa simplória, mas as festas sazonais — ou mesmo happy hours promovidos pela empresa — já ajudam a integrar as equipes. E isso já pode ser a solução para promover a comunicação interna, por exemplo.

Além disso, essas “escapadas” da rotina deixam o ambiente de trabalho mais leve e harmônico, uma vez que ajudam a quebrar a tensão de um dia produtivo. E nem precisam ser eventos corporativos exclusivamente focados em entretenimento: treinamentos e workshops variados servem como elemento motivacional para os profissionais.

3. Crie e desenvolva uma equipe exclusiva para a comunicação interna

A melhor maneira de ouvir os funcionários é ouvindo o que eles têm a dizer. E, para que exista uma troca eficiente de experiências e expectativas, a empresa deve contar com uma equipe de comunicação para promover o marketing interno.

Dessa maneira, o canal para expor as opiniões, sanar dúvidas e sugerir inovações fica concentrado em um só lugar, o que otimiza a comunicação geral de toda a empresa.

4. Ofereça benefícios extras aos colaboradores

Quer motivar os colaboradores? Que tal, então, promover cursos de aperfeiçoamento aos que obtiverem os melhores resultados em determinado período? Ou, ainda, uma bolsa (parcial ou integral) de estudos? Ou até mesmo viagens de incentivo para engajá-los em cumprir metas específicas para a empresa?

É importante observar que esses benefícios — menores ou maiores — devem estar alinhados ao que mencionamos no primeiro tópico. Existe uma solução para cada situação diagnosticada, e você só saberá disso ao compreender o que falta para que a empresa deslanche em bons resultados internos e externos.

Tem alguma outra estratégia para promover o marketing interno? Compartilhe-a conosco no campo de comentários!

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